Um dos primeiros experimentos na área de termodinâmica quântica

Resumo por Alexandre Martins de Souza (qig@CBPF)
Publicado no Informe CBPF

A termodinâmica é um ramo da física que permite a investigação de propriedades de equilíbrio de objetos macroscópicos. Com base em quantidades mensuráveis, como calor e trabalho, ela fornece uma estrutura universal para estudar a conversão de diferentes formas de energia. A termodinâmica foi introduzida há mais de um século, no início da revolução industrial, para analisar e melhorar o desempenho da máquina a vapor recém-inventada, e tem sido aplicada com sucesso desde então para projetar uma grande variedade de dispositivos tais como motores de automóveis e refrigeradores.

Atualmente, pesquisadores procuram entender a termodinâmica em objetos muitos pequenos, milhões de vezes menores que um centímetro, onde efeitos quânticos são relevantes.

Em estudo publicado na revista Physical Review Letters, pesquisadores do CBPF e colaboradores observaram pela primeira vez o trabalho realizado por um sistema quântico durante sua evolução. Como a mecânica quântica é inerentemente probabilística, não existe um único valor bem definido para o trabalho realizado por um sistema. Pelo contrário, teremos uma distribuição estatística dos possíveis valores de trabalho. Cada valor está associado a uma possível “trajetória” seguida pelo sistema quântico em sua evolução.

Leia o artigo: http://journals.aps.org/prl/abstract/10.1103/PhysRevLett.113.140601
O artigo foi escolhido como sugestão do editor!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s